terça-feira, 11 de maio de 2010

RAY MILLAND (1905-1986)


Ray Milland, nome artístico de Reginald Alfred Truscott-Jones, (Neath, Glamorgan, 3 de janeiro de 1905 — Torrance, Califórnia, 10 de março de 1986) foi um diretor e ator de cinema e televisão britânico, nascido no País de Gales e naturalizado cidadão americano.

Começou a filmar na Inglaterra em 1920 e, no ano seguinte, foi para Hollywood. Durante muito tempo fez apenas papéis secundários, mas aos poucos foi conseguindo papéis mais importantes, até chegar ao personagem alcoólatra do filme Farrapo Humano (The Lost Weekend), pelo qual recebeu o prêmio Oscar de "Melhor Ator" de 1945.

Ele foi galã na década de 1930, fez vários personagens suspeitos nas décadas de 40 e 50 e foi herói de filmes de ficção científica. Foi contratado da Paramount Pictures de 1934 até o final da década de 50.

A partir do final da década de 50, dirigiu a si próprio em inúmeros filmes. Após alguns anos de ausência, retornou às telas em 1970, no filme Love Story, e em filmes de terror de baixo orçamento. Participou de diversos episódios em seriados televisivos, como Hart to Hart, Charlie's Angels, The Love Boat, Fantasy Island, Rich Man, Poor Man, entre outros.

Milland sempre se manteve afastado das luzes de Hollywood e raramente foi mencionado nas colunas de fofocas. Ficou casado com a mesma mulher (Muriel) por 54 anos.

Morreu em consequência de câncer no pulmão, com 81 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário