sábado, 15 de maio de 2010

PIER ANGELI (1932-1971)


Nascida Anna Maria Pierangeli na Sardenha, Itália, no dia 19 de junho de 1932 e falecida em Los Angeles, no dia 10 de setembro de 1971, Pier Angeli foi uma atriz italiana.
A linda pele morena e olhos verdes da então estudante de Artes em Roma chamou a atenção do diretor italiano Vittorio de Sica e do francês Leonide Moguy, que a escolheram para heroína de "Amanhã Será Tarde Demais", filme este que representou a juventude do pós-guerra italiano e seus rígidos tabus. Na seqüência, conseguiu o papel principal em Teresa, após audição na Itália realizada pelo escritor do filme Stewart Stern. O sobrenome Pierangeli é dividido como nome artístico para melhor aceitação do público americano. Realiza o seu segundo filme italiano "Amanhã será um Novo Dia". Neste ínterim, perde o pai e segue para Hollywood com sua mãe e irmãs em 1950, já contratada pela Metro-Goldwyn-Mayer.
Estrelou vários filmes americanos. Na primeira metade dos anos 50 sua carreira e popularidade atingiram o apogeu.
Em 1953 foi eleita uma das 10 "Estrelas do Amanhã". Também em 1953 veio em excursão ao Brasil e a outros países da América do Sul em companhia da amiga Debbie Reynolds.
O final de 1953 traz igualmente o fim do noivado com o ator Kirk Douglas.
Em 1954 durante as gravações de "O Cálice Sagrado" conhece o estreante ator James Dean. Os dois namoram sob forte oposição da mãe da atriz, que não aceita o comportamento de Dean. O namoro termina em 3 meses. Em novembro de 1954 a atriz contrai núpcias com o cantor/ator ítalo-americano Vic Damone, que conhecera 3 anos antes durante as gravaçoes do filme "The Devil makes Three", na Alemanha.
Com Vic Damone teve um filho (Perry Damone, hoje empresário e DJ em Phoenix, Arizona). Após um casamento atribulado, o divórcio de Vic Damone acontece em 1958, ano em que a atriz também cancelou o seu contrato com a MGM.
Como atriz "freelancer" atua no filme "Momentos de Angústia", ao lado de Richard Attenborough, considerado por muitos da crítica especializada o seu melhor desempenho. Devido à falta de trabalho em papéis consistentes em Hollywood, volta para a Itália no final dos anos 50.
Um segundo casamento com o compositor italiano Armando Trovaioli durou de 1962 a 1965. Deste casamento teve outro filho nascido em 1963 (Andrew Trovaioli, publicitário).
Após a separação do segundo marido, aceita a recomendação de Debbie Reynolds e volta para os Estados Unidos em 1971, onde realiza um último trabalho no filme de ficção científica "Octaman". Neste ano ganha também um papel na série de TV Bonanza, que não chegou a realizar.
Segundo a biografia documentada "Pier Angeli: a fragile life", a atriz faleceu no dia 10 de setembro de 1971, logo após as gravações de seu último filme, de uma overdose decorrente de má prescrição de medicamento, em meio a uma frente de calor que atingiu a Califórnia.
Ao seu velório compareceram, além da família e fãs, amigos do passado áureo, como as famílias de Kirk Douglas e Stewart Stern. Está enterrada na França.
Tinha uma irmã gêmea fraterna, a também atriz Marisa Pavan e ainda uma irmã mais nova, a dubladora Patrizia Pierangeli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário