sábado, 15 de maio de 2010

PIPER LAURIE (1932)


Nascida Rosetta Jacobs em Detroit, Michigan, no dia 22 de Janeiro de 1932, Piper Laurie é um atriz de teatro e cinema americana, conhecida pela participação no seriado "Twin Peaks" e no filme "Carrie".
Filha de judeus, Piper mudou-se para Los Angeles quando era jovem. Assinou contrato com a Universal Studios quando tinha 17 anos. Casou-se com Joseph Morgenstern em 1962. Eles tiveram uma filha e se divorciaram em 1981.
Insatisfeita com o trabalho oferecido em Hollywood, Laurie foi para Nova York em 1955para trabalhar em programas ao vivo da TV. Em 1961 retornou à Hollywood para estrelar junto a Paul Newman, o filme "The Hustler", pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Em 1965, estrelou na Broadway a peça "The Glass Menagerie".
Nos anos 60 ainda, novamente se desencatou com os trabalhos oferecidos e entrou numa semi-reclusão para cuidar da família.
Nos anos 70, fez "Tim" (1979), no qual faz uma cena de sexo com Mel Gibson. Mas certamente, seu papel mais famoso foi no filme de Brian De Palma de 1976, "Carrie, a estranha", pelo qual foi novamente indicada ao Oscar, desta vez de Atriz Coadjuvante.
Piper recebeu mais uma indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante em 1987, pelo filme "Children of a Lesser God". Ela também participou da série de sucesso na TV, "Twin Peaks". Em 1991, fez ao lado de Gregory Peck, "Other People's Money" e no filme de terror "Trauma".
Laurie também fez a mãe de George Clooney na série de TV "ER". Depois de diversas participações televisivas, retornou ao cinema em filmes independentes como "Eulogy" e "The Dead Girl".
Laurie ganhou um Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em minisséries em 1986, pelo filme de TV "Promise". Também recebeu diversas outras indicações ao Emmy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário