sexta-feira, 14 de maio de 2010

GEORGE CHAKIRIS (1934)


George Chakiris (Norwood, Ohio, 16 de setembro de 1934 é um ator, cantor e dançarino estadunidense.

Infância
Chakiris nasceu em Norwood, Ohio, Estados Unidos, filho de Steven e Zoe Chakiris, imigrantes gregos e estudou na Escola Americana de Dança.

Carreira
Chakiris estreou no cinema em 1947 no coro do filme Song of Love, por vários anos fez participações em vários filmes muitas vezes como dançarino ou como membro do coro. Inclusive participou do famoso número "Diamonds Are a Girl's Best Friend" ao lado de Marilyn Monroe no filme Gentlemen Prefer Blondes, de 1953, e apareceu como dançarino, fazendo par com Rosemary Clooney, no filme Natal Branco (no número "Love, You Didn't Do Right by Me"). Ele também pode ser visto no número "Chop Suey" no filme musical Flower Drum Song.

O estrelato veio em 1961, no filme musical West Side Story, pelo qual ganhou um Óscar de melhor ator coadjuvante, no papel de Bernardo, líder dos "Sharks". Antes do filme, ele apareceu como "Riff", líder dos "Jets", na produção londrina do mesmo musical. Ele estrelou como um doutor no filme de 1963, Diamond Head um opositor de Charlton Heston e Yvette Mimieux, e apareceu ao lado de Gene Kelly no musical francês, de 1967, de Jacques Demy, Les Demoiselles de Rochefort.

Somando com o cinema, também atuou na Broadway e fez participações em programas de TV. No começo da década de 1960, embarcou na carreira como cantor de músicas pop, que obteve relativa repercussão. Em 1960 gravou um single com notável produção de Joe Meek.

George trabalhou mais em televisão nas décadas de 1970 e 1980, aparecendo em programas como Wonder Woman, Medical Center, Hawaii Five-O, Dallas, Murder, She Wrote e no drama diário, Santa Barbara.

Chakiris teve um papel recorrente na série Superboy como Professor Peterson, durante as duas primeiras temporadas entre 1988 e 1990. O último papel que George teve, foi em 1996 em um episódio da sitcom Last of the Summer Wine. Ele somente tem sido entrevistado desde então, mas está praticamente aposentado. Seu hobby de fazer jóias de prata esterlina se transformou em uma nova ocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário