quarta-feira, 12 de maio de 2010

DOLORES DEL RIO (1905-1983)


Dolores del Rio, cujo nome real era Dolores Ansunsolo (Durango, México, 3 de Agosto de 1905 — Califórnia, EUA, 11 de Abril de 1983), foi uma atriz mexicana.

Ela foi educada no Convento de São José, no México, e por sua bela voz, foi mandada, por seus pais, para aprender canto em Paris e depois para Madri. Iniciou no cinema em 1925 (cinema mudo), alcançando a popularidade devido ao seu fascínio e a sua vigorosa personalidade.

Ela foi a precursora do uso de maiô de duas peças no cinema, em 1933, no primeiro filme estrelado por Fred Astaire. Mas a atriz reclamava que os produtores e diretores norte-americanos não lhe davam papéis interessantes e que só ao voltar para o México no final da década de 40, teve suas melhores oportunidades.

Era de uma beleza notória e mesmo aos setenta anos, não tinha rugas. Sua pele lisa e o brilho dos cabelos sempre causaram inveja às grandes estrelas de Hollywood. Dizia que o segredo de sua juventude era dormir de 10 a 12 horas por dia, não tomar álcool, nao comer alimentos gordurosos e uma vez por semana alimentar-se apenas de cenouras, suco de laranja e limão.

Em 1946, já no México ela realizou seu maior sucesso no cinema, "Maria Candelária" que recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Cannes.

Foi uma mulher muito rica e culta e se casou três vezes.

Filmografia

Flying Down to Rio
Irmãs Malditas La Otra com Agustin Trusta e Conchita Carrecedo
Domínio dos Bárbaros The Fugitive, dirigido por John Ford, com Henry Fonda
Coração Torturado
A Mal Querida com Pedro Armendariz
Evangelina
Ramona
Ave do Paraíso
Mme. Du Barry
Voando Para o Rio, com Ginger Rogers e Fred Astaire
Maria Candelária
As Abandonadas
Estrela de Fogo Flaming Star, dirigido por Don Siegel, com Elvis Presley e John McIntire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário