segunda-feira, 10 de maio de 2010

MARTHA SCOTT (1912-2003)


Ellen Martha Scott (22 de setembro de 1912 - 28 de maio de 2003) foi uma atriz americana mais conhecida por seu papel como mãe do personagem principal em vários filmes e séries de televisão.

Primeiros anos
Scott nasceu em Haleiwa, Missouri, a filha de Letha (née McKinley) e Walter Scott, um engenheiro e dono da garagem, a mãe dela era um primo de segundo E.U. presidente William McKinley. Scott tornou-se interessado em atuar no ensino médio. Ela começou a atuar em produções de Shakespeare reduzido no século do progresso do mundo justo, em Chicago (1933-34).

Carreira
Scott, eventualmente, foi para Nova York, onde ela foi escolhida como a Emily original na produção da Broadway de nossa cidade. Sua estréia no cinema em nossa cidade, em 1940, viu a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho luminoso e aclamado pela crítica como Emily Webb. Scott é co-estrela foi William Holden no papel de George Gibbs. Infelizmente, os censores higienizado última cena do filme, depois de Emily morreu (definido em um cemitério após a morte de Emily durante o parto em fase de produção), e permitiu-lhe viver a fazer para um final feliz.

Ela apareceu em filmes como The Howards of Virginia, Cheers for Miss Bishop, One Foot in Heaven, The Desperate Hours, Os Dez Mandamentos, Ben-Hur, Aeroporto 1975 e The Turning Point.

Em ambos os Dez Mandamentos e Ben-Hur, ela interpretou a mãe de Charlton Heston. Ela casou-se produtor e locutor de rádio Carlton Alsop, em 1940, eo pianista e compositor de jazz Mel Powell, em 1946.

Como produtora
Em 1968, juntou-se Henry Fonda e Robert Ryan em formar uma empresa de produção teatral chamado "The Playhouse Plumstead". Ele mais tarde se tornou o Plumstead Companhia de Teatro e se mudou para Los Angeles. A empresa produziu Primeira segunda-feira em outubro, tanto no palco e no cinema (Walter Matthau e Jill Clayburgh apareceu no filme). Scott co-produziu as duas versões. Sua última produção foi Twelve Angry Men, que foi realizado no Henry Fonda Theatre, em Hollywood, Califórnia.

Televisão
Na década de 1970, ela interpretou a mãe Bob Newhart em The Bob Newhart Show. Ela também interpretou a mãe Linda Gray's em Dallas e mãe de Lee Majors 'on O Homem de Seis Milhões de Dólares. Ela também foi uma mãe de aluguel das sortes para Lindsay Wagner no The Bionic Woman. Em 1975, ela interpretou a mãe ricos Gena Rowlands, que é assassinado por Oskar Werner no episódio de Columbo Reprodução. No final dos anos 1980, ela juntamente com o elenco original, atuou em um episódio de Murder, She Wrote, que era uma seqüência direta ao seu filme anterior Bargain Strange (1949).

Morte e legado
Ela morreu em 2003 aos 90 anos de causas naturais e foi enterrado ao lado de seu marido, Mel Powell, no Cemitério maçônica em sua Jamesport nativa, Missouri.

Scott tem uma estrela na Calçada da Fama, ao lado do Teatro Fonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário