sábado, 8 de maio de 2010

ALFRED HITCHCOCK (1899-1980)


Sir Alfred Joseph Hitchcock, KBE (Londres, 13 de Agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de Abril de 1980), foi um cineasta anglo-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense, sendo um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.

Primeiros anos

Alfred Hitchcock nasceu em Leytonstone, em Essex (atual Londres). Filho de Emma e William Hitchcock,o seu pai vendia frutas e verduras, e ele tinha mais dois irmãos. Recebeu uma rígida educação católica na escola londrina St. Ignatius College, cuja estrutura escolar era baseada nos ensinamentos do jesuíta Inácio de Loyola.

Aos 14 anos Hitchcock perdeu o pai, deixou a escola e começou a trabalhar na companhia Henley, como fabricante de cabos elétricos, onde desenvolveu trabalhos como design gráfico de publicidade.

A sua carreira cinematográfica começou em 1920, com um emprego na Famous Players-Lasky, da Paramount Pictures e, durante dois anos, ele fez as telas de texto que identificavam diálogos de filmes mudos. Logo aprendeu a criar roteiros e a editar. Em 1922, tornou-se cenógrafo e assistente de direção. Em 1922 fez o seu primeiro filme, chamado Number Thirteen, mas o projeto foi abandonado. Entre 1923 e 1925, Hitchcock trabalhou em Berlim, na UFA (Universum Film AG).

A sua criatividade surpreendeu os dirigentes do estúdio, que decidiram promovê-lo a diretor e, em 1925, ele ganhou a primeira chance como diretor no filme The Pleasure Garden, feito pela Ufa Studios na Alemanha. Em 1926 estreou no suspense com o filme The Lodger: A Story of the London Fog (pt: O pensionista / br: O inquilino ou O locatário). Este filme seria o seu primeiro sucesso, baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador. A partir daí, Hitchcock faria pelo menos uma aparição em cada uma de suas produções, o que se tornaria uma das suas marcas. Foi também o seu primeiro filme de suspense, gênero que o consagraria em todo o mundo.

No mesmo ano, casou-se com Alma Reville. Ela era assistente de diretor e trabalhava com ele na Paramount. A primeira filha do casal, Patricia, nasceu em 1928.

Período inglês
Em 1929, Hitchcock filmou Blackmail (Chantagem e Confissão) , o primeiro filme sonoro britânico. Em 1933, Hitchcock foi trabalhar na Gaumont-British Picture Corporation, e o seu primeiro filme para a companhia chamou-se The Man Who Knew Too Much (O Homem que Sabia Demais), de 1934, que seria refilmado em 1956 com outros atores.

O seu segundo filme pela companhia foi The 39 Steps (Os 39 Degraus), de 1935, considerado o melhor filme deste período. Neste filme, pela primeira vez ele usa uma técnica chamada de MacGuffin (às vezes de McGuffin ou Maguffin), a técnica designa uma desculpa argumental que motiva aos personagens a desenvolver uma história, o que na realidade carece de relevância. É também o primeiro filme que Hitchcock usa o elemento de uma fuga de um inocente.O seu próximo sucesso foi The Lady Vanishes (A Dama Oculta) (1938), que envolvia intriga internacional.

Estes filmes chamaram a atenção de Hollywood para o diretor tanto que o produtor David O. Selznick chamou-o para trabalhar.

Período em Hollywood
Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1955. Seu primeiro filme americano foi Rebecca, que rendeu ao cineasta sua primeira indicação ao Oscar. Rebecca, que era ambientado na Inglaterra e baseado no romance de Daphne du Maurier, teve atores como Laurence Olivier e Joan Fontaine. Rebecca ganhou o Oscar de melhor filme, mas Hitchcock perdeu na disputa de diretor.

O seu segundo filme em Hollywood foi Foreign Correspondent (Correspondente Estrangeiro / Correspondente de Guerra), em 1940, filmado durante o primeiro ano da Segunda Guerra Mundial, e que também foi nomeado para o Oscar de melhor filme, mas não ganhou.

Na década de 1940, os filmes de Hitchcock tornaram-se mais diversificados, passando pelo género comédia em Mr. & Mrs. Smith (Um Casal do Barulho / Meu Marido é Solteiro) (de 1941), ao filme noir em Shadow of a Doubt (A Sombra de Uma Dúvida) (de 1943) e a ficção sobre leis em The Paradine Case (Agonia de Amor / O Caso Paradine) , de 1947.

Saboteur (Sabotador), de 1942, foi o primeiro de dois filmes feitos pela Universal; A Sombra de Uma Dúvida foi o segundo, e era um dos filmes preferidos de Hitchcock.

Spellbound (Quando Fala o Coração / A Casa Encantada) de 1945, com Ingrid Bergman e Gregory Peck,recebeu nomeação para o Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor ator secundário (Michael Chekhov), entre outros. O produtor David O. Selznick utilizou as suas experiências na psicanálise, e até levou aos estúdios sua terapeuta, para servir de consultora. Hitchcock fez algumas cenas baseadas no artista plástico Salvador Dalí para ilustrar certas cenas de de confusão mental, as quais Selznick odiou.

Notorious (Interlúdio / Difamação) , de 1946, onde participam Cary Grant e Ingrid Bergman, foi o primeiro filme que Hitchcock dirigiu e produziu, e que Selznick não participou da produção, feita pela RKO (Radio-Keith-Orpheum) Pictures. O filme recebeu a indicação para o Oscar de ator secundário, mas não venceu. The Paradine Case (Agonia de Amor / O Caso Paradine) , de 1947, foi seu primeiro filme colorido, e foi protagonizado por Gregory Peck.

Rope (Festim Diabólico / A Corda) de 1948, foi baseado na peça teatral de Patrick Hamilton. Embora não tenha sido seu primeiro filme como diretor e produtor, foi o primeiro em que recebeu o crédito por isso. Foi também o primeiro de uma série de filmes de sucesso estrelados por James Stewart. Baseado na história do caso de Leopold e Loeb, Rope é tido como tendo um conteúdo homossexual.

Em 1949, Hitchcock lançou o filme Under Capricorn (Sob o Signo de Capricórnio), em uma co-producção com Sidney Berstein e estrelado por Ingrid Bergman. O filme fracassou, em parte pela publicidade negativa sobre o relacionamento extraconjugal que Ingrid Bergman estava tendo com o diretor italiano Roberto Rossellini.

O filme Strangers on a Train (Pacto Sinistro / O Desconhecido do Norte-Expresso), de 1951, foi baseado no romance de Patricia Highsmith (que também escreveu The Talented Mr. Ripley (O Talentoso Ripley) e apresentou sua filha Patricia Hitchcock em um pequeno papel. Foi seu primeiro filme distribuído pela Warner Bros e, anos mais tarde, seria fonte de inspiração para Throw Momma from the Train (Jogue a Mamãe do Trem), de 1987, com Billy Crystal e Danny DeVito. Segundo Roger Ebert, vencedor do Prêmio Pulitzer e crítico de filmes, Strangers on a Train era o melhor filme de todos os tempos.

No começo dos anos 1950, a MCA e o agente Lew Wasserman, que tinha como clientes James Stewart e Janet Leigh, tiveram grande importância nos filmes de Hitchcock. Com a ajuda de Wasseraman, Hitchcock teve grande liberdade criativa para trabalhar em seus filmes.

Em 1954, o filme Dial M for Murder (Disque M Para Matar) trouxe Ray Milland e Grace Kelly nos papéis principais. Foi o primeiro filme em que Hitchcock trabalhou com Grace Kelly, baseado na peça escrita por Frederick Knotte, pela primeira vez, o diretor usou a técnica 3D.

No mesmo ano, Hitchcock lançou o filme Rear Window (Janela Indiscreta), com James Stewart e Grace Kelly nos papéis principais. O filme é considerado um dos maiores sucessos do diretor.

No ano seguinte foi a vez de To Catch a Thief (Ladrão de Casaca) com Gary Grant e Grace Kelly. Em 1956, Hitchcok refilmou The Man Who Knew Too Much (O Homem que Sabia Demais), agora com James Stewart e Doris Day nos papéis principais. O diretor considerou a refilmagem superior ao original feito por ele em 1934. No filme, Doris Day aparece cantando a música Que Será, Será (Whatever Will Be, Will Be).

Em 1957, o diretor lançou o filme The Wrong Man (O Homem Errado / O Falso Culpado) , com Henry Fonda e Vera Miles, com roteiro baseado no livro The True Story of Christopher Emmanuel Balestrero, de Maxwell Anderson, um caso real de confusão de identidade.

Vertigo (Um Corpo Que Cai / A Mulher que Viveu Duas Vezes), com James Stewart e Kim Novak, de 1958, é visto como uma das obras-primas do diretor, embora na época tenha sido um fracasso comercial. O filme foi eleito entre os cem melhores filmes de todos os tempos pelo Instituto de Cinema Americano, em 1998.

North by Northwest (Intriga Internacional), de 1959, foi produzido pela MGM, e protagonizado por Cary Grant, Eva Marie Saint e Martin Landau, entre outros. Conta a história de um homem inocente perseguido por agentes de uma misteriosa organização. É considerado como um grande trabalho de Hitchcock.

Psycho (Psicose / Psico) , de 1960, que teve como protagonista Janet Leigh, Anthony Perkins e Vera Miles, venceu o Globo de Ouro na categoria melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh). O filme trouxe uma das cenas mais conhecidas da história do cinema, a famosa cena do chuveiro, quando a personagem de Janet Leigh é assassinada a facadas. O filme ficou na décima oitava posição entre os 100 melhores filmes do Instituto de Cinema Americano.

The Birds (Os Pássaros), de 1963 é baseado num conto de mesmo nome da escritora britânica Daphne Du Maurier e é protagonizado por Rod Taylor, Jessica Tandy e Tippi Hedren, esta última uma descoberta de Hitchcock. O filme inovou na trilha sonora e em efeitos especiais, e por este último motivo foi nomeado para o Oscar. Tippi Hedren, mãe da futura atris Melanie Griffith, ganhou o Globo de Ouro.

Marnie (Marnie, Confissões de uma Ladra / Marnie), de 1964, foi estrelado por Tippi Hedren e Sean Connery, e é um dos filmes clássicos de Hitchcock. Em 1966, ele lançou Torn Curtain (Cortina Rasgada), um thriller político com Paul Newman e Julie Andrews nos papéis principais.

Topaz (Topázio), filmado entre 1968 e 1969, fala sobre a Guerra Fria, e conta a história de um espião, com roteiro baseado no livro de mesmo nome escrito por Leon Uris. Foi um filme que não trouxe nenhuma grande estrela, na verdade, apenas nomes desconhecidos. Muitos acreditam que Hitchcock não quis chamar nenhuma estrela de Hollywood para este filme após alguns conflitos com Paul Newman em seu último filme.

Em 1972, Hitchcok lançou Frenzy (Frenesi / Frenzy, Perigo na Noite), um thriller sobre crime que trouxe pela primeira vez cenas de nudez e palavras de baixo calão em um de seus filmes.

O seu último filme foi Family Plot (Trama Macabra / Intriga em Família) com Karen Black e Bruce Dern.

Morte
Em 1980, Alfred Hitchcock recebeu a KBE da Ordem do Império Britânico, da mãos da Rainha Elizabeth II. Ele morreria quatro meses depois, de insuficiência renal, em sua casa em Los Angeles.

Características do cinema de Hitchcock
Suspense
O suspense de Hitchcock distinguia-se do elemento surpresa mais característico do cinema de horror. O suspense é acentuado pelo uso de música forte e dos efeitos de luz. Nos filmes hitchcockianos, a ansiedade do espectador aumenta pouco a pouco enquanto, o personagem não tem consciência do perigo. São apresentados dados ao telespectador que o personagem do filme não sabe, criando uma tensão no espectador em saber o que acontecerá quando o personagem descobrir. Em Psycho, somente o espectador vê a porta se entreabrir, esperando algo acontecer enquanto o detetive sobe a escada.

O espectador como voyeur
Em alguns filmes, o personagem age como se soubesse que o telespectador está observando sua vida. No filme "Rear Window" (1954), o personagem Lars Thorwald (interpretado por Raymond Burr) confronta Jeffries (interpretado por James Stewart) dizendo: "O que você quer de mim?" endereçando a pergunta ao telespectador com um um close em seu rosto.

Aparições do diretor em seus filmes
Hitchcock usou em vários de seus filmes o que é conhecido como cameo (camafeu em português), onde uma pessoa famosa aparece em um filme. Porém, nos filmes de Hitchcock, quem aparecia era ele próprio. Ele é visto em aparições breves, geralmente no início de seus filmes. Para não distrair o público do enredo principal, no decorrer de sua obra o diretor passou a aparecer logo no início dos filmes.

Alguns exemplos de aparições de Hitchcock são:
Rear Window (br. Janela Indiscreta) – aparece dentro do apartamento do pianista
Psycho (br. Psicose) – passa a frente do escritório de Marion trabalho com chapéu de cowboy
Torn Courtain (br. Cortina Rasgada) – aparece logo aos oito minutos segurando um bebê no hall do hotel em que os protagonistas se hospedam.
Frenzy (br. Frenesi) – aparece no início do filme, no meio da multidão que está às margens do rio quando um corpo da vítima aparece boiando.
Suspicion (br. Suspeita) – aparece enviando uma carta no posto dos correios da cidade.
Shadow of a Doubt (br. A Sombra de uma Dúvida) – aparece num trem, jogando cartas com um homem e uma mulher.
Spellbound (br. Quando Fala o Coração) – sai do elevador do Empire Hotel carregando uma maleta de violino e fumando um cigarro.
Blackmail (br. Chantagem e Confissão) – aparece em cena como um passageiro no metrô que é importunado por um garoto.
Family Plot (br. Intriga em Família) – aparece o seu perfil por trás do vidro de uma porta como se estivesse a falar para outra pessoa e a gesticular.
Dial M for Murder (br. Disque M Para Matar) – aparece no canto inferior esquerdo de uma fotografia pendurada na parede da sala.
The birds (br. Os Pássaros) – aparece passeando pela calçada do lado de fora da loja de animais.
Lifeboat (br. Um Barco e Nove Destinos) – inicialmente, o diretor teve a ideia de aparecer como um corpo boiando próximo ao barco. Porém, entusiasmado com seu sucesso na tentativa de perder peso, Hitchcock decidiu aparecer posando para fotos "Antes & Depois" a respeito de um remédio para emagrecimento chamado "Reduco", mostrado num jornal durante o filme.
Rope (br. Festim Diabólico) – aparece duas vezes. Logo no início, aparece atravessando a rua. Mais tarde, uma caricatura de Hitchcock aparece num neon que reflete na janela do apartamento dos assassinos, em Nova York. Esta é uma referência à aparição feita em Lifeboat, onde se lê "Reduco", como na aparição feita quatro anos antes.
Notorius (br. Interlúdio) – aparece após aproximadamente uma hora de filme em uma festa realizada na mansão de Alexander Sebastian.
Vertigo (br. Um Corpo Que Cai) – aparece aos exatos onze minutos de filme, caminhando com um terno em frente ao estaleiro de Gavin Elster.
Strangers in a Train (br. Pacto Sinistro) – aparece aos 5 minutos de filme, embarcando no trem com um contrabaixo.
Foreign Correspondent (br. Correspondente Estrangeiro ) – aparece aos 12 minutos de filme, lendo um jornal e usando um chapéu.
Rebecca (br. Rebecca, A Mulher Inesquecível) – aparece aos 126 minutos de filme, na rua, perto de uma cabine telefônica.
The Lady Vanishes (br. A Dama Oculta) – aparece quase ao final da Victoria Station, fumando um cigarro.
North by northwest (br. Intriga Internacional) – aparece logo no começo do filme correndo para pegar o ônibus.
Topazio (br.Topázio) – aparece na estação de trem, numa cadeira de rodas, depois se levanta para cumprimentar um homem.

Personagens femininas

As personagens femininas geralmente são heroínas loiras e amáveis, que quando se apaixonam, tornam-se perigosas. Em Marnie, de 1964, a personagem-título interpretada por Tippi Hedren é cleptomaníaca. Em To Catch a Thief, de 1955, Francie (interpretada por Grace Kelly) oferece ajuda a um homem que ela acredita ser um gatuno. Em Rear Window, Lisa (interpretada por Grace Kelly novamente) arrisca sua vida entrando escondida no apartamento do personagem Lars Thorwald. Em Psycho, Janet Leigh rouba 40 mil doláres e é assassinada por um psicopata.

A figura da mãe várias vezes presente em seus filmes geralmente com uma relação complicada com os filhos. Em "Os Pássaros", a mãe tem grande medo de ser abandonada por seu filho.

Várias atrizes loiras interpretaram grandes personagens nos filmes de Hitchcock. Tippi Hedren (em "Os Pássaros" e em "Marnie"), Kim Novak (em "Vertigo"), Grace Kelly (em "Dial M for Murder" e "Rear Window", Vera Miles e Eva Marie Saint (em "North by Northwest") . Quando Hichcock foi filmar "Vertigo" ele queria Vera Miles no papel principal mas como ela tinha acabado de ganhar um filho, a Warner lhe deu Kim Novak. Segundo Hitchcock, com Novak ele perdeu totalmente o interesse no filme, ele queria encontrar uma nova Grace Kelly e achava que Vera Miles era mais perfeita para isso.

Personagens masculinos

Cary Grant, dos poucos atores favoritos de Hitchcock, com quem fez diversos filmes.Os personagens masculinos são geralmente homens com relacionamento conflituosos com a mãe. Em North by Northwest, de 1959, o personagem Roger Thornhill, interpretado por Cary Grant, é um homem inocente ridicularizado pela mãe. Em The Birds de 1963, o personagem do actor Rod Taylor luta para libertar-se da mãe possessiva, interpretada por Jessica Tandy. O assassino de Frenzy, de 1972, idolatrava a mãe. O vilão Bruno, do filme Strangers on a Train odeia o pai e tem uma relação muito próxima com a mãe. Sebastian (Claude Rains), em Notorious, tem uma relação conflituosa com a mãe. E mais famosa de todas, o personagem Norman Bates de Psycho cuja relação com a mãe é totalmente anormal.

MacGuffin
MacGuffin é um conceito original nos filmes de Hitchcock, um termo usado pelo cineasta para inserir um objecto que serve de pretexto para avançar na história sem que ele tenha muita importância no conteúdo da mesma. O MacGuffin de "Psycho" é o dinheiro roubado do patrão. O dinheiro só serve para conduzir a personagem Marion Crane até o Motel Bates, mas ao chegar ao Motel o dinheiro perde a importância no desenrolar da história. Já o MacGuffin de "Torn Courtain" é a fórmula que possibilitaria a construção de um antimíssil. É para conseguir a fórmula que o personagem principal parece desertar para Berlim Oriental, é seguido pela noiva e daí desenvolve-se o enredo.

Temas recorrentes
Um tema recorrente explorado por Hitchcock foi a confusão de identidade. Em Intriga Internacional, Roger Thornhill, interpretado por Cary Grant, é confundido com George Kaplan, um agente da CIA.

Objetos recorrentes
Em alguns filmes, os personagens bebiam brandy, como em Vertigo, Rear Window e Topázio. Hitchcock também adorava o número 7, e sempre que podia o incluía em algum filme.

Outro objeto recorrente era a inclusão da escada, presente na sequência final de Notorious e na mansão de Norman Bates de Psycho.

Principais prêmios
Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra; entretanto, apesar de indicado seis vezes ao Oscar, cinco vezes como melhor diretor e uma como melhor produtor, jamais recebeu a cobiçada estatueta, juntando-se a outro gênio cinematográfico também nunca agraciado com o prêmio máximo da academia, Stanley Kubrick.

Suas seis indicações aos Oscar foram pelos filmes Rebecca (1940), Lifeboat (1944), Spellbound (1945), Rear Window (1954) e Psycho (1960), como diretor; e Suspicion (1941), como produtor.

É considerado pelo The Screen Directory, uma das mais sérias e respeitadas publicações sobre cinema do mundo, como o "maior diretor de todos os tempos".

Filmografia


The Lodger (1926 - Silent)
Starring: Ivor Novello and Marie Ault Starring: Ivor Novello e Marie Ault
Taut thriller of a lodger accused of murder by a jealous detective. Tenso thriller de um inquilino acusado de assassinato por um policial ciumento.

The Ring (1927 - Silent) The Ring (1927 - Silent)
Starring: Carl Brisson and Ian Hunter : Carl Brisson e Ian Hunter Estrelando
Jealous lovers and an angry prizefighter combine in this suspenseful film. Os amantes ciumentos e um bravo lutador combinar neste filme de suspense.

Easy Virtue (1927 - Silent) Easy Virtue (1927 - Silent)
Starring: Isabel Jeans and Ian Hunter : Isabel Jeans e Ian Hunter Estrelando
Drama of a woman torn between her alcoholic husband and suicidal lover. Drama de uma mulher dividida entre o marido alcoólatra e amante suicida.

Champagne (1928 - Silent) Champagne (1928 - Silent)
Starring: Betty Balfour and Gordon Harker Starring: Balfour Betty e Gordon Harker
Gorgeous cinematography and classic story of a rich father trying to teach his daughter an important lesson make this a must-see for many Hitchcock fans. Gorgeous e cinematografia clássica história de um pai rico que tenta ensinar sua filha uma lição importante fazer isto deve a-ver, por muitos fãs de Hitchcock.

The Farmer's Wife (1928 - Silent) Farmer's Wife A (1928 - Silent)
Starring: Jameson Thomas and Lillian Hall-Davies Elenco: Thomas Jameson e Lillian Hall-Davies
In this silent comedy, a lonely widower enlists the aid of his housekeeper to choose a new wife, then fruitlessly woos and outrages local women until he realizes the ideal "farmer's wife" has been right under his nose. Nesta comédia silenciosa, um viúvo solitário pede a ajuda de sua empregada para escolher uma nova esposa, em seguida, inutilmente corteja e ultrajes mulheres locais até que ele percebe que o ideal "A mulher do agricultor" tem sido bem debaixo de seu nariz.

Manxman (1929) Manxman (1929)
Starring: Carl Brisson and Anny Ondra : Carl Brisson e Anny Ondra Estrelando
Timeless story of love and betrayal on the Isle of Man. Intemporal história de amor e traição, na Ilha de Man.

Blackmail (1929) Blackmail (1929)
Starring: Anny Ondra and John Longden Starring: Anny Ondra e John Longden
First British sound picture features tale of a blackmailed Scotland Yard inspector. Primeiro conto britânico apresenta foto som de uma chantagem inspector da Scotland Yard.

Juno and the Paycock (1930) Juno e Paycock (1930)
Starring: Sara Allgood and Edward Chapman Estrelando: Sara Allgood e Edward Chapman
Adaptation of Sean O'Casey's seriocomic play of life in Dublin slums. Adaptação do jogo herói cômico Sean O'Casey de vida nas favelas de Dublin.

Murder! (1930) Murder (1930)
Starring: Herbert Marshall and Nora Baring Elenco: Herbert Marshall e Nora Baring
When a lone juror believes the defendant in a murder trial is innocent, he's determined to find the real killer himself. Quando um jurado solitário acredita que o réu em um julgamento por homicídio é inocente, ele está determinado a encontrar o verdadeiro assassino si mesmo.

Skin Game (1931) Skin Game (1931)
Starring: Edmund Gwenn and Jill Esmond Starring: Edmund Gwenn e Jill Esmond
Two families-- one wealthy, one poor-- battle over land in this saga. Duas famílias - um rico, um pobre - a batalha pela terra nesta saga.

Rich and Strange (1932) Rich and Strange (1932)
Starring: Henry Kendall and Joan Barry Elenco: Henry Kendall e Joan Barry
A leisurely trip around the world for a wealthy couple is interrupted by a shipwreck. Uma viagem de lazer ao redor do mundo para um rico casal é interrompida por um naufrágio.

Number 17 (1932) Número 17 (1932)
Starring: Leon M. Lion and Anne Grey : Leon M. Leão e Anne Grey Estrelando
This comic thriller follows the escapades of a luckless hobo who happens on a thief's hidden fortune. Este thriller cômico segue as aventuras de um vagabundo infeliz que acontece a fortuna escondida de um ladrão.

The Man Who Knew Too Much (1934) The Man Who Knew Too Much (1934)
Starring: Leslie Banks and Edna Best : Leslie Banks e Edna Best Estrelando
Political adventure-thriller of an American couple caught in an assassination plot later remade by Hitchcock himself. Políticos thriller de aventura de um casal norte-americano capturado em uma conspiração de assassinato depois refeito por Hitchcock si mesmo.

The 39 Steps (1935) Os 39 Degraus (1935)
Starring: Madeleine Carroll and Robert Donat Elenco: Madeleine Carroll e Robert Donat
Spies, murder and mistaken identity combine in this espionage thriller. Spies, assassinato e identidade equivocada combinar neste thriller de espionagem.

Secret Agent (1936) Agente Secreto (1936)
Starring: Madeleine Carroll and John Gielgud Elenco: Madeleine Carroll e John Gielgud
Tension-filled thriller explores spies in Switzerland. thriller cheio de tensão explora espiões na Suíça.

Sabotage (1936) Sabotage (1936)
Starring: Sylvia Sidney and Oscar Homolka Elenco: Sylvia Sidney e Oscar Homolka
This comic thriller features a theater cashier who suspects her husband is a terrorist. Este thriller cômico apresenta uma caixa de teatro que suspeita de seu marido é um terrorista.

Young and Innocent (1937) Jovem e Inocente (1937)
Starring: Derrick DeMarney and Nova Pilbeam Starring: DeMarney Derrick e Nova Pilbeam
A man accused of an actress' murder is aided by a young woman in clearing his name. Um homem acusado do assassinato de uma atriz é auxiliado por um jovem em compensação o seu nome.

The Lady Vanishes (1938) A Lady Vanishes (1938)
Starring: Margaret Lockwood and Michael Redgrave Starring: Margaret Lockwood e Michael Redgrave
A woman is drawn into a web of intrigue when her companion on a train disappears. Uma mulher é arrastada para uma teia de intrigas, quando seu companheiro em um trem desaparece.

Jamaica Inn (1939) Jamaica Inn (1939)
Starring: Charles Laughton and Maureen O'Hara Elenco: Charles Laughton e Maureen O'Hara
Suspenseful melodrama focuses on daring orphan who uncovers smugglers' ring. melodrama suspense se concentra em ousadia órfão que descobre anel contrabandistas.

Rebecca (1940) Rebecca (1940)
Starring: Laurence Olivier and Joan Fontaine Elenco: Laurence Olivier e Joan Fontaine
Adaptation of Daphne Du Maurier's famous novel of a couple tormented by the presence of the husband's dead wife. Adaptação do famoso romance Maurier Daphne Du de um casal atormentado pela presença da esposa do morto o marido.

Foreign Correspondent (1940) Correspondente Estrangeiro (1940)
Starring: Joel McCrea and Laraine Day Elenco: Joel McCrea e Laraine Day
An unsuspecting crime reporter gets swept up in an international espionage conspiracy in this fast-paced adventure. Um repórter de crime desavisados fica varridos numa conspiração de espionagem internacional nesta aventura em ritmo acelerado.

Mr. & Mrs. Smith (1941) Mr. & Mrs. Smith (1941)
Starring: Carole Lombard and Robert Montgomery Elenco: Carole Lombard e Robert Montgomery
Hilarious screwball comedy about the merry mishaps that befall a couple after they discover they weren't legally married. Hilariante comédia screwball sobre os percalços que acontecem um alegre casal depois que eles descobrem que não eram casados legalmente.

Suspicion (1941) Suspeita (1941)
Starring: Cary Grant and Joan Fontaine Elenco: Cary Grant e Joan Fontaine
Subtle suspense and fine-drawn tension in this mystery of a wealthy woman who suspects her playboy husband wants to murder her. Sutil suspense e tensão bem desenhado neste mistério de uma mulher rica que suspeita que seu marido playboy quer matá-la.

Saboteur (1942) Sabotador (1942)
Starring: Priscilla Lane and Robert Cummings : Priscilla Lane e Robert Cummings Estrelando
False accusations of murder and sabotage leads to some surprising consequences in this chilling film. Falsas acusações de assassinato e sabotagem leva a algumas consequências surpreendentes neste filme de refrigeração.

Shadow of a Doubt (1943) Sombra de uma Dúvida (1943)
Starring: Joseph Cotten and Teresa Wright Starring: Teresa Wright e Joseph Cotten
Woman suspects her loving uncle of murder. Mulher suspeita de seu tio amoroso de assassinato. Hitchcock's own personal favorite. próprio Hitchcock favorito pessoal.

Bon Voyage & Aventure Malgache (1944) Bon Voyage Malgache & Aventura (1944)
Starring: John Blythe Elenco: John Blythe
Directed by Hitchcock for the war effort in Britain during WWII, this pair of short films details a British pilot behind enemy lines. Dirigida por Hitchcock para o esforço de guerra na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, este par de curtas-metragens detalhes de um piloto britânico por trás das linhas inimigas.

Lifeboat (1944) Salvamento (1944)
Starring: Tallulah Bankhead and William Bendix Elenco: Tallulah Bankhead e William Bendix
Psychological thriller about survivors trapped on a lifeboat with limited supplies. thriller psicológico sobre os sobreviventes presos em um barco salva-vidas com suprimentos limitados. Features nail biting suspense and fine performances. Características do prego mordendo suspense e ótimas atuações.

Spellbound (1945) Spellbound (1945)
Starring: Ingrid Bergman and Gregory Peck Elenco: Ingrid Bergman e Gregory Peck
An amnesiac impersonating a famous psychologist. Uma amnésia representando um famoso psicólogo. The doctor who wants to save him-- even if he is guilty of murder. O médico que quer salvá-lo - mesmo se ele é culpado de assassinato.

Notorious (1946) Notorious (1946)
Starring: Cary Grant and Ingrid Bergman Starring: Cary Grant e Ingrid Bergman
A classic tale of love and betrayal-- an FBI agent must send the woman he Um clássico conto de amor e traição - um agente do FBI deve enviar a mulher que ele
loves to seduce a Nazi conspirator. adora seduzir um conspirador nazista.

The Paradine Case (1947) O Caso Paradine (1947)
Starring: Gregory Peck and Alida Valli Elenco: Gregory Peck e Alida Valli
Courtroom melodrama about a lawyer who falls for his client. Tribunal melodrama sobre um advogado que se apaixona por seu cliente.

Rope (1948) Rope (1948)
Starring: James Stewart and Farley Granger Elenco: James Stewart Granger e Farley
Compelling tale of murder between friends, famed for its basis on Leopold & Loeb case and experimental cinematography. Obrigando conto de homicídio entre amigos, famoso pela sua base de Leopold e Loeb caso e cinema experimental.

Under Capricorn (1949) Sob Capricórnio (1949)
Starring: Ingrid Bergman and Joseph Cotten Elenco: Ingrid Bergman e Joseph Cotten
Period drama details saga of an English lady who falls in love with her cousin. Período drama saga detalhes de uma senhora Inglês que se apaixona por seu primo.

Stage Fright (1950) Stage Fright (1950)
Starring: Jane Wyman and Marlene Dietrich Elenco: Jane Wyman e Marlene Dietrich
A young man whom a drama student admired accused of murder must battle to prove his own innocence. Um jovem que um estudante do drama admirado acusado de assassinato deve lutar para provar sua própria inocência.

Strangers on a Train (1951) Strangers on a Train (1951)
Starring: Farley Granger and Ruth Roman Starring: Farley Granger e Ruth Roman
A must-see classic, this tale of strangers who take on each other's murders builds to a nail-biting climax. A deve ver-clássico, este conto de estranhos que tomam um ao outro de assassinatos cresce até um clímax roer as unhas.

I Confess (1953) Confesso (1953)
Starring: Montgomery Clift and Anne Baxter : Montgomery Clift e Anne Baxter Estrelando
Thoughtful character study of a priest who hears a murderer's confession-- only to fall under suspicion himself. Pensativo estudo do caráter de um sacerdote que ouve a confissão de um assassino - apenas para cair sob suspeita de si mesmo.

Dial M for Murder (1954) Dial M for Murder (1954)
Starring: Ray Milland and Grace Kelly Elenco: Ray Milland e Grace Kelly
An heiress and her husband's oh-so-perfect plot to kill her make up this taut thriller. Uma herdeira e seu marido oh-tão-perfeita conspiração para matá-la compõem este thriller tenso.

Rear Window (1954) Rear Window (1954)
Starring: James Stewart and Grace Kelly Elenco: James Stewart e Grace Kelly
One of the Master's finest-- a photographer laid up with a broken leg finds himself caught up in his neighbors' lives-- and one of their murders. Um dos melhores - do Mestre um fotógrafo acamado com uma perna quebrada se encontra preso na vida de seus vizinhos - e um de seus assassinatos.

To Catch a Thief (1955) To Catch a Thief (1955)
Starring: Grace Kelly and Cary Grant Elenco: Grace Kelly e Cary Grant
Romance and intrigue combine in a seaside resort when a reformed jewel thief is suspected of a rash of burglaries. Romance e intriga combinar em um resort à beira-mar, quando um ladrão de jóias reformado é suspeito de uma onda de assaltos.

The Trouble with Harry (1955) The Trouble with Harry (1955)
Starring: Edmund Gwenn and John Forsythe Starring: Edmund Gwenn e John Forsythe
In this black comedy, a small town has a big problem-- a body that won't stay put. Nesta comédia de humor negro, uma pequena cidade tem um grande problema - um corpo que não vai ficar parado.

The Wrong Man (1956) O Homem Errado (1956)
Starring: Henry Fonda and Vera Miles Elenco: Henry Fonda e Vera Miles
It's noir à la Hitchcock in this stark, gritty tale of a wrongly-accused jazz musician. É noir à la Hitchcock neste conto, stark corajoso de um músico de jazz, acusado injustamente.

The Man Who Knew Too Much (1956) The Man Who Knew Too Much (1956)
Starring: James Stewart and Doris Day Elenco: James Stewart e Doris Day
Hitchcock's edge-of-your-seat remake of his own 1934 movie involves Americans caught up in an assassination plot. remake ponta-de-seu-banco de Hitchcock de seu próprio filme envolve 1.934 americanos presos em uma trama de assassinato.

Vertigo by Alfred Hitchcock (1958) Vertigo por Alfred Hitchcock (1958)
Starring: James Stewart and Kim Novak Elenco: James Stewart e Kim Novak
Considered Hitchcock's masterpiece-- caught in a never-ending spiral of deception and obsession, a private detective must discover the truth behind the death of the woman he loved. Considerado obra-prima de Hitchcock - capturados em uma espiral interminável de decepção e obsessão, um detetive particular deve descobrir a verdade por trás da morte da mulher que ele amava.

North by Northwest (1959) North by Northwest (1959)
Starring: Cary Grant and Eva Marie Saint Elenco: Cary Grant e Eva Marie Saint
Heart-stopping suspense abound in this tale of an innocent man mistaken for a notorious spy. Parar o coração suspense não faltam neste conto de um homem inocente confundido com um espião famoso.

Psycho by Alfred Hitchcock (1960) Psycho por Alfred Hitchcock (1960)
Starring: Anthony Perkins and Janet Leigh Elenco: Anthony Perkins e Janet Leigh
The seminal horror film of a young man tormented by his past-- and his mother. O filme de terror seminal de um jovem atormentado pelo seu passado - e sua mãe.

The Birds (1963) The Birds (1963)
Starring: Rod Taylor and Tippi Hedren : Rod Taylor e Tippi Hedren Estrelando
Terror strikes out of nowhere when birds begin mysteriously attacking anyone and anything in their way. Terror ataca do nada quando os pássaros começam misteriosamente a atacar tudo e todos em seu caminho.

Marnie (1964) Marnie (1964)
Starring: Sean Connery and Tippi Hedren : Sean Connery e Tippi Hedren Starring
A beautiful kleptomaniac and the man who loves her clash in this psychological thriller. A cleptomaníaca belo e do homem que ama seu confronto neste thriller psicológico.

Torn Curtain (1966) Cortina Rasgada (1966)
Starring: Paul Newman and Julie Andrews : Paul Newman e Julie Andrews Estrelando
Bewildering his wife, friends, and colleagues, an American physicist defects-- or does he? Confusa sua esposa, amigos e colegas, um defeito físico norte-americano - ou não é?

Topaz (1969) Topaz (1969)
Starring: John Forsythe and Frederick Stafford Elenco: John Forsythe e Frederick Stafford
Danger and intrigue abound in this complex espionage thriller. Perigo e intriga abundam neste thriller de espionagem complexo.

Frenzy (1972) Frenzy (1972)
Starring: Jon Finch and Barry Foster Elenco: Jon Finch e Barry Foster
The Master at his most shocking in this black comedy about a series of strangulations. O Mestre em sua mais chocante nesta comédia de humor negro sobre uma série de estrangulamentos.

Go to Ir a
" Alfred Hitchcock Cameos " " Alfred Hitchcock Camafeus "
Family Plot (1976) Family Plot (1976)
Starring: Karen Black and Bruce Dern Elenco: Bruce Dern e Karen Black
A phony psychic faces off with a jewel thief in this thriller/comedy. A falsa vidente enfrenta fora com um ladrão de jóias neste thriller / comédia.

Alfred Hitchcock's Mystery Magazine Hitchcock Mistério Magazine de Alfred



Mystery Guild Book Club Mystery Club Book Guild

Alfred Hitchcock's Mystery Magazine Hitchcock Mistério Magazine de Alfred


Home: Mystery Net: The Online Mystery Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário